O BRILHO DE UMA NOVA TERRA
Conhecer a história da Fazenda Nova Terra é conhecer um percurso de dedicação que começou há quase 20 anos, quando o empreendedor Luiz Carlos Rodrigues, iniciou uma plantação de 200 hectares de soja e 150 hectares de milho nos municípios de Uberaba, Delta e Conquista.
Com muito empenho, as safras bem-sucedidas deram origem à Fazenda Nova Terra - o início de uma história de sucesso que é visível até os dias de hoje. As atividades de Luiz Carlos se expandiram com o passar do tempo e o crescimento dos seus negócios, resultando em diversas fazendas, hoje com total de 4.000 ha, dedicadas à pecuária de leite, corte e genética de pista, além das culturas de milho, soja e cana-de-açúcar.
ATIVIDADES DA NOVA TERRA
Seleção genética
A Fazenda Nova Terra tornou-se uma referência nacional pela qualidade das suas matrizes Girolando, obtida graças ao constante investimento em matrizes das raças Girolando, Gir e Holandês, que permite um processo permanente de seleção e cruzamentos. A raça Girolando é a mais importante na produção leiteira no Brasil, e a Nova Terra contribui ativamente para sua consolidação, bem como no melhoramento das matrizes genéticas.
Carne e leite
Graças ao aprimoramento das tecnologias e aproveitamento genético, a Fazenda Nova Terra tornou-se uma das grandes produtoras da bacia leiteira do Triângulo Mineiro, superando 5 mil litros/dia. Além disso, tem feito investimentos importantes na pecuária de corte e também de leite, na qual investiu para melhorar o ambiente dos animais em produção com a construção do Compost Barn "Croos Ventilation", ampliando o bem-estar animal.
Agricultura (Soja, milho e cana)
A Fazenda Nova Terra também se destaca no cultivo de soja, milho e cana-de-açúcar, marcando o seu lugar na produção sucroalcooleira. Em 2003, a Usina Caeté, hoje Usina Delta, empresa do grupo Carlos Lyra, premiou a fazenda pela sua alta produtividade, que chegou a 147 toneladas por hectare, naquele ano.
A plantação de soja integra o sistema de rotação de cultura, resultando em cerca de 500 hectares por ano. Já o milho é produzido com o principal objetivo de atender às necessidades da pecuária leiteira, seja na silagem, ou como fonte de grão para a fábrica de ração que existe na Nova Terra.